Marcadores

sábado, 1 de dezembro de 2018

Bernardo Pereira de Vasconcelos / O maior dos estadistas brasileiros do Brasil Imperial


Bernardo Pereira de Vasconcelos
Resultado de imagem para Bernardo Pereira de Vasconcelos
Nasceu em Portugal e foi criado em Minas, onde foi formado no Seminário de Mariana, Advogado, deputado por Minas Gerais, Senador, dono do jornal “ O UNIVERSAL “ de Ouro Preto, foi procurador da fazenda e um dos grandes nomes da cena política e jurídica do Brasil Império. Escreveu também:
Memórias sobre a Capitania de Minas Gerais,  e de Minas e Quintos do Ouro, de «escorregadelas poéticas».

 Resultado de imagem para o brasil imperial
Algumas iniciativas de Bernardo P. de Vasconcelos: Fundou o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro; criou o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro; um dos principais responsáveis pela reforma postal brasileira, que resultou na emissão do primeiro selo do Brasil e o segundo do mundo; fundador do Partido Conservador.
Carreira política e na imprensa

Resultado de imagem para o brasil imperial
Algumas frases de Bernardo de Vasconcelos
"Se não tenho feito quanto devo, tenho ao menos feito quanto me tem sido possível."
"Creio que não se pode festejar um ato Nacional de modo mais brilhante que dando sentenças justas, e concorrendo para o aumento e prosperidade da Nação".
"Ler, escrever, contas e gramática da língua pátria deve ser o primeiro estudo de todos os membros de uma Nação"
Resultado de imagem para Bernardo Pereira de Vasconcelos"Não abandono a causa que defendo, no dia dos seus perigos, da sua fraqueza; deixo-a no dia em que tão seguro é o seu triundo, que até o excesso a compromete".
"Tenho provincialismo, não o nego; o meu sangue, o meu coração, eu todo sou mineiro, e poderá haver patriotismo sem provincialismo!"
"A nação não serve ao governo; o governo é que serve a nação"
"Não se questiona sobre o que é melhor fazer-se quando o aperto das circunstância só nos faculta indagar o que se pode fazer."

 Imagem relacionada

Bernardo Pereira de Vasconcelos.
Seu trato com negócios públicos teve início em 1825, no Conselho do Governo Em Belo Horizonte, depois foi deputado por Minas Gerais.
Projetos como Deputado
1-       Delibera sobre a difusão da vacina contra a varíola   
2-       O A regulamentação das relações entre Igreja e Estado;
3-       A dotação da família imperial,
  Estátua de Bernardo no Rio
4-       A reforma do Judiciário 
5-       A instrução pública, a criação dos cursos jurídicos em São Paulo e Olinda ;
6-       A separação entre os poderes e definição de competências;
7-       A responsabilidade dos ministros de Estado por crimes políticos;
8-       a administração municipal e o Código Criminal de 1830,
De sua autoria, em 7 de agosto de 1826, foi o projeto que criava o Supremo Tribunal de Justiça,
 Resultado de imagem para o brasil imperial
A Monarquia constitucional, a forma de governo preferida da burguesia em seu apogeu, constituiu o ideal de Bernardo Pereira de Vasconcelos. O princípio monárquico lhe parecia o elemento aglutinador por excelência de um país sacudido por lutas internas e ameaçado de secessão.
Desde 1826, quando da morte de D João VI, o imperador D Pedro I reinava sobre imensa pressão. Ele era atraído para os interesses portugueses, mas  a Corte Portuguesa e sua roda palaciana, era quase toda antipática aos brasileiros. E a impopular guerra no Sul, que resultou a perda da Província Cisplatina, incrementava a  violências.
Porém  em janeiro de 1827, Bernardo Vasconcelos anunciava em O Universal «a 1$600 por exemplar o projeto do Código do Império», o primeiro  código criminal brasileiro,  que por si só perpetuaria seu nome.

 Resultado de imagem para o brasil imperial
Recapitulando sua ação política até então, desenvolvia um largo programa administrativo, com lucidez pouco comum e propunha um governo de gabinete, instituições liberais à moda britânica. O constitucionalismo do imperador, porém, não ia como o previsto,….pois D. Pedro I não cedia no que julgava ser seu direito e dever de governar, desconfiava dos ministros e dos deputados e, pela primeira vez, Vasconcelos usou linguagem revolucionária.

 Resultado de imagem para o brasil imperial
O Reverendo Walsh, o inglês que o conheceu e descreveu em Notices of Brazil in 1828 and 1829, diz que era na altura «o célebre deputado Vasconcelos, considerado pelos seus compatriotas o Franklin ou o Adams do Brasil, o líder da voz popular.»
 Resultado de imagem para o brasil imperial
Mostrou-se parlamentar por excelência no exame meticuloso, paciente, inflexível das contas públicas. Sustentava que o governo não tinha autoridade para ingerir em negócios da indústria - «o que é indispensável é guardar-se o mais religioso respeito à propriedade e à liberdade do cidadão brasileiro.» Colaborar, para ele, não era conformismo nem servilismo, mas sim estudar a fundo as propostas, esmiuçar, reduzir despesas
 Resultado de imagem para o brasil imperial
Chegaram ao Rio a 14 de setembro de 1830 notícias da revolução francesa em julho de 1830, que abatera o trono de Carlos X «O choque foi elétrico, muitos indivíduos no Rio, Bahia, Pernambuco e São Paulo iluminaram suas casas», diz Armitage.

A revolução de 7 de abril de 1831

Os jornais se multiplicavam, publicavam-se 53 no Império dos quais 42 eram de feição liberal e havia os que pregavam a federação. A indignação se avolumava, o espírito revolucionário se espalhava pelas províncias, houve prisões, devassas, perseguições,  Teimoso e apaixonado, o Imperador lançou uma proclamação em Ouro Preto a 22 de fevereiro de 1831, indignado com o ´partido desorganizador´, que tinha traçado um ´plano revolucionário

Em  07 de abril de 1831, com a revolução republicana, D Pedro I abdicou o trono e o Brasil ficou entregue por assim dizer, a si mesmo.
Vasconcelos veio para o Rio, onde em  maio de 1831. Havia-se operado grande transformação no Brasil. Escolhera-se uma regência provisória, composta de elementos moderados. Sentia-se porém que a crise não estava debelada. De um lado havia os arrebatamentos de descontentes republicanos, federalistas, anarquistas; do outro, as manobras dos absolutistas que começavam já a sonhar com o retorno de D. Pedro I.
A 17 de julho Vasconcelos assumiu a pasta da Fazenda, onde pôs-se a tratar logo dos assuntos de sua pasta, incumbido de redigir a Exposição dos Princípios do Ministério, que proclamava a
1-       Unidade do governo e sua responsabilidade coletiva.
2-       Popularização da monarquia, arredando-se dela os abusos e os erros (…) a fim de reconciliá-la com os princípios da verdadeira liberdade.
3-       Transição para uma Monarquia parlamentarista  associada com a política de «regresso» com o abandono dos processos violentos, de golpes revolucionários, política de conservação, conciliando o progresso com a ordem.
Como Ministro da fazendo do Império, criou excelentes normas,Seu rumo na pasta foi:
1-       Boa administração e distribuição das rendas públicas com a reforma do sistema de impostos;
2-       Melhoria do meio circulante; consolidação do crédito público;
3-       Restrição nas despesas do Estado e reforma do aparelho fazendário.
4-       Organização do Tesouro Nacional e das Tesourarias das províncias, base do aparelho fazendário e obra de grande valor,
5-       Novo regulamento às Alfândegas por decreto de 16 de julho de 1832.
6-       Continuou a liquidação do Banco do Brasil, mas, tendo mudado de opinião, propunha a criação de outro banco, para evitar a usura estrangeira nos empréstimos, facilitar recursos aos agricultores, socorrer e alentar indústria e comércio.
7-              Opiniões sobre Bernardo de Vasconcelos
8-              "O mais lúcido doutrinador do sistema representativo no Brasil e um dos mais potentes construtores das instituições nacionais". Octávio Tarquínio de Souza, escritor, biógrafo e historiador.
9-              "O mestre do parlamentarismo no Brasil". Barão do Rio Branco 
10-         
11-        "O líder da voz do povo". Reverendo Walsh, viajante estrangeiro 
12-         
13-        "Ideólogo, doutrinador, político, parlamentar, líder e fundador de Partido - homem de Estado, enfim - transigiu e atento à realidade variou de concepções. Mas o seu exemplo é fonte de permanente inspiração pela devoção com que se entregou à Política sem dúvida, sua arte, sua paixão, sua glória e sua vida." Petrônio Portella, Presidente do Senado Federal, em 1978. 
14-         
15-        "Cabeça vidente e prática, antes que teórica e doutrinária, representa a mais poderosa individualidade política, administrativa e parlamentar e o mais fecundo, operoso, positivo e hábil homem de Estado que nunca apareceu no Brasil." Francisco Rodrigues de Paiva, alfarrabista brasileiro, em 1899. 
16-         
17-        "O primeiro estadista do Brazil, o hercules da tribuna parlamentar, o gigante ao pé do qual seu contemporaneos forão quasi todos pequenos vultos."Joaquim Manuel de Macedo, 1876


Nenhum comentário:

Postar um comentário